Make your own free website on Tripod.com
Atual Games xP

Home

Counter-Strike | GTA Vice City | Half Life | Mirc | Outros | #HeLL ... set by [...]
Mirc

Tudo sobre mirc!!!

Vc sabe o que é mirc?se vc nao sabe vc vai saber aqui nessa HP!Aqui em baixo vc encontra tudo sobre Mirc
Mirc é um progama de chat,script é o Mirc com algumas mudanças que são feitas para facilitar a vida do usuario.
Nesses links aqui em baixo vc vai encontrar tudo sobre MIRC,como:scripts,nukes,anti-nukes,dicas e comandos

mIRC é um programa feito em inglês e até o momento não existem versões traduzidas. No entanto, usar o mIRC não é difícil para quem fala outras línguas. A maioria dos botões, descrições e funções são exibidas de forma simples e clara. A instalação do mIRC e a primeira vez de uso são, freqüentemente, os obstáculos mais difíceis a serem superados. E é exatamente isso o que este documento se propõe a resolver.

Este documento é traduzido por Paulo Cavalcanti do original escrito por Tjerk Vonck em http://www.mirc.co.uk/english.txt. Lembre-se de que Tjerk Vonck não fala português. Dúvidas sobre o mIRC devem ser enviadas para help@mirc.com somente em inglês.

O que é o IRC.

IRC (Internet Relay Chat) é um ponto-de-encontro virtual, onde as pessoas podem se conhecer e falar, bem - digitar. Quando você roda o mIRC; um pequeno programa que faz a conexão em um servidor de uma rede de IRC. Todos estes servidores são interconectados e transmitem mensagens de usuário para usuário por toda a rede. Você poderá participar de conversas em grupo em milhares de canais de IRC de centenas de redes de IRC, ou falar em reservado com seus familiares ou amigos, onde quer que eles estejam no mundo. Você vai descobrir toda a diversidade de interesses, idéias e assuntos do IRC.

O que é o mIRC.

Para entrar no IRC você precisa de um pequeno programa como o mIRC: um cliente de IRC shareware, para Windows e escrito por Khaled Mardam-Bey. O mIRC é um cliente de IRC amigável, e muito bem equipado com várias opções e ferramentas. Você pode baixar o mIRC inteiramente grátis da home-page do mIRC em http://www.mirc.com/. Neste documento vamos ensiná-lo como baixar, instalar e usar o IRC.

Como entrar no IRC.

Não se preocupe, forneceremos toda a ajuda no processo de download, instalação e configuração do mIRC. Se você não puder fazer isso agora, tente hoje ou amanhã! Leia e siga as instruções...

Se ficar perdido, simplesmente releia o parágrafo. Se tudo parecer *complicado* à princípio, você quer acrescentar mais informações? Eu aconselharia a Introdução ao IRC encontrada em http://www.mirc.com/ircintro.html. Tenha em mente que há grande quantidade de informação disponível, mas a leitura só depende de -você-.

Como baixar o mIRC.

O mIRC é distribuído em um arquivo auto-extraído que se instalará automaticamente em seu micro. Da mesma forma que vários outros programas para Internet. Primeiramente você terá que saber qual versão do mIRC precisa. O mIRC édisponível nas versões 16 bits e 32 bits. A de 16 bits é feita para os antigos sistemas operacionais (de 16 bits), como o Windows 3.1 ou 3.11. A versão em 32 bits é para os sistemas operacionais de 32 bits como o Windows95, Windows98, Windows2000 ou NT.

Aposto que você já sabe qual versão precisa? O nome do arquivo para 16 bits é mircxxs.exe. Reparou no 's'? Significa "sixteen" (dezesseis). O nome do arquivo para 32 bits é mircxxt. O 't' significa 'thirty-two' (trinta e dois).

Agora sim, você está pronto para baixar o arquivo correspondente ao seu sistema em algum site do mIRC. Inicie o seu browser e vá para http://www.mirc.com ou em algum dos sites-espelho (mirror site). Você verá um link para a página de download, que tem uma enorme lista de endereços de download. Não importa qual endereço você escolha; eles contém exatamente o mesmo arquivo! É claro que em um site próximo a você o processo de transferência será mais rápido. Simplesmente salve o arquivo em seu HD. Selecione uma pasta que você possa achar depois. Tenha paciência, a tranferência do mIRC pode levar alguns minutos...

O que fazer agora? Instalar!

Agora que terminou de baixar o mIRC, você está prontopara instalá-lo em seu micro. Lembra do nome do arquivo que baixou? Procure-o em seu HD. Uma vez encontrado, clique duas vezes sobre ele. Isto iniciará o processo de instalação. O programa de instalação então pedirá que você leia a licença de uso, e depois pedirá que forneça a "pasta-destino"; a pasta onde você quer que o mIRC seja instalado. Geralmente a pasta default, c:\mirc, será o bastante. Aperte "OK" algumas vezes e finalmente o botão "Install", e pronto! O Instalador vai cuidar do resto do trabalho.

Agora rode o mIRC pela primeira vez.

O mIRC está instalado em seu micro e pronto para uso. Antes de continuar, verifique se você está conectado à Internet. Inicie o seu modem como você sempre faz, ok? Agora atente para o ícone do mIRC em algum lugar do menu Iniciar ou no grupo de programas mIRC. Clique neste ícone para iniciar o mIRC.

O mIRC será carregado pela primeira vez, e o menu Options aparece. Ele pede que você preencha algumas informações básicas. À princípio, só a caixa de diálogo "Connect" é importante. É o primeiríssimo item da lista. Esqueça as outras informações por enquanto. Preencha as linhas Full Name, E-mail address, Nickname e Alternate.


  • Full name: Seu nome verdadeiro (ex.: Tjerk Vonck)
  • E-mail address: Seu endereço de email (ex.: tjerk@mirc.com)
  • Nickname: O apelido, contendo de uma a nove letras, que será usado no chat (ex.: Kreet)
  • Alternate: Se alguém estiver usando o apelido que você escolheu, então este será usado (ex.: Kreet2)

    Você pode escolher outro servidor de IRC se quiser, mas o default "Random US DALnet server" será suficiente. Você *não precisa* usar seu nome verdadeiro e endereço de email se desejar permanecer anônimo. Ah! Reparou naquela caixinha de marcação chamada "Invisible mode"? Eu sugiro que marque, pois isso evita que você seja localizado em caso alguém o procure pelo servidor.

    Agora que está tudo ajustado, clique no enorme botão "Connect to IRC Server" e você irá direto ao IRC. Parabéns! E o melhor de tudo é; da próxima vez você não precisará fazer isso tudo de novo :)

    O que está acontecendo?

    Calma, veja com atenção... várias coisas estão acontecendo. O mIRC (espera-se que sim) conectou-se em algum servidor da rede DALnet. Este servidor enviou algumas mensagens sobre a situação do sistema na janela "Status". E a janela "mIRC Channels Folder" apareceu. Olhe atentamente; ela mostra uma seleção dos mais populares canais de IRC de todo o mundo. Quer tentar entrar em um desses? Clique duas vezes em qualquer canal sugerido na lista.

    Quando você entra em um canal, uma outra janela aparece. Os nomes que aparecem na coluna direita são as pessoas que estão conversando no canal. A parte esquerda da janela é onde a conversa está acontecendo. Experimente dizer "Oi!" às pessoas do canal, simplesmente digite o texto na parte inferior da janela do canal. Divirta-se!

    Para sair de um canal, clique no botão Fechar, localizado na parte superior direita da janela do canal.

    Ei, isso é divertido!

    Sim, é... como você pôde ver, não é tão difícil usar o IRC. E agora que você chegou até aqui, saiba que ainda há muito a explorar! A pequena lista de canais que você viu está longe de ser completa. Há milhares de canais em uma rede de IRC. Digite o comando /list para ver a listagem completa dos canais.

    Dica: no menu Commands - na parte de cima da janela - estão todos os comandos básicos do mIRC. Isto poderá ser útil se você não souber o que está fazendo.

    Você pode facilmente conectar-se em outras redes de IRC. Como já vimos, no menu File/Options/Connect é possível selecionar outras redes de IRC e outros servidores de IRC. Aperte o enorme botão "Connect to IRC Server" para se conectar em outras redes. Quer experimentar?

    Se deseja encontrar seus amigos no IRC, certifique-se de ir para a mesma rede de IRC. Saber o canal onde eles estão mas não a rede, é como procurar por uma rua sem saber a cidade.

    Agora que o mIRC está instalado, cabe a você ter alguma prática. À princípio tudo parecerá confuso, mas só é preciso ter alguma experiência para ficar simples. E não esqueça; sempre existem pessoas dispostas a ajudá-lo. Pergunte se precisar de uma ajudazinha!

    Para desconectar do IRC, aperte o primeiro botão à esquerda da barra de botões. É um desenho de um raio. Antes de desconectar, sugiro experimentar os demais botões. Você pode precisar deles um dia.

    Leia também o Help do mIRC. Como você verá, o mIRC vem com dois importantes arquivos de ajuda, um sobre o mIRC e outro sobre o IRC em geral. O último arquivo - a Introdução ao IRC - que eu me referi antes, sugiro realmente que o leia o quanto antes. Ele explica todos os "fenômenos" que você encontrará na rede e também apresenta os estranhos e divertidos comportamentos das pessoas que usam o IRC!

    Sucesso, e divirta-se muuuito no IRC!

 

Quick reference to mIRC's commands:

If you need more info on any command listed here, type /help {command} in mIRC. The list here is far from complete!

/ Recalls the previous line entered in the current window.
/! Recalls the last command typed in any window.
/action {action text} Sends the specifed action to the active channel or query window.
/ame {action text} Sends the specifed action to all channels which you are currently on.
/amsg {text} Sends the specifed message to all channels which you are currently on.
/auser {level} {nick|address} Adds a user with the specified access level to the remote users list.
/auto [on|off|nickname|address] Toggles auto-opping of a nick or address or sets it on or off totally.
/away {away message} Sets you away leave a message explaining that you are not currently paying attention to IRC.
/away A plain away sets you being back.
/ban [#channel] {nickname} [type] Bans the specified nick from the curent or given channel.
/beep {number} {delay} Locally beeps 'number' times with 'delay' inbetween the beeps. /channel Pops up the channel central window (only works in a channel).
/clear Clears the entire scrollback buffer of the current window.
/clearall Clears all text in all open windows.
/ctcp {nickname} {ping|finger|version|time|userinfo|clientinfo} Does the given ctcp request on nickname.
/ctcps [on|off] Sets the Tools/Remote/ section (not) to listen to CTCP commands. Or checks its status.
/closemsg {nickname} Closes the query window you have open to the specified nick.
/creq [ask | auto | ignore] Sets your DCC 'On Chat request' settings in DCC/Options.
/dcc send {nickname} {file1} {file2} {file3} ... {fileN} Sends the specified files to nick.
/dcc chat {nickname} Opens a dcc window and sends a dcc chat request to nickname.
/dde [-r] {service} {topic} {item} [data] Allows DDE control between mIRC and other applications.
/ddeserver [[on [service name] | off] To turn on the DDE server mode, eventually with a givem service name.
/describe {#channel} {action text} Sends the specifed action to the specified channel window.
/disable {#groupname} De-activates a group of commands or events.
/disconnect Forces a hard and immediate disconnect from your IRC server. Use it with care.
/dlevel {level} Changes the default user level in the remote section.
/dns {nickname | IP address | IP name} Uses your providers DNS to resolve an IP address.
/echo [nickname|#channel|status] {text} Displays the given text only to YOU on the given place in color N.
/enable {#groupname} Activates a group of commands or events.
/events [on|off] Sets the Tools/Remote/ section (not) to listen to ON .. Events. Or checks its status.
/exit Forces mIRC to closedown and exit.
/finger {nick|address} Does a finger on a users address.
/flood [{numberoflines} {seconds} {pausetime}] Sets a crude flood control method.
/flush [levels] Clears all nicknames from the Remote/users list that are currently not on your channels.
/font Activates the font selection dialog.
/fsend [on|off] Shows fsends status and allows you to turn dcc fast send on or off.
/fserve {nickname} {maxgets} {homedirectory} [welcome text file] Opens a fileserver.
/groups [-e|d] Shows all (enabled or disabled) groups defined in the remote sections.
/guser {level} {nick} [type] Adds the user to the user list with the specified level and address type.
/help {keyword} Brings up the Basic IRC Commands section in the mIRC help file.
/ignore [on|off|nickname|address] Toggles ignoring of a nick or address or sets it on or off totally.
/invite {nickname} {#channel} Invites another user to a channel.
/join {#channel} Makes you join the specified channel.
/kick {#channel} {nickname} Kicks nickname off a given channel.
/list [#string] [-min #] [-max #] Lists all currently available channels, evt. filtering for parameters.
/load {-apuce} {filename.ini} Loads Aliases, Popups or Remote items into mIRC.
/log [on|off] Shows the logging status or sets it on or off for the current window.
/me {action text} Sends the specifed action to the active channel or query window. Also see /describe and /ctcp action.
/mode {#channel|nickname} [[+|-]modechars [parameters]] Sets channel or user modes.
/msg {nickname} {message} Send a private message to this user without opening a query window.
/names {#channel} Shows the nicks of all people on the given channel.
/nick {new nickname} Changes your nickname to whatever you like.
/notice {nick} {message} Send the specified notice message to the nick.
/notify [on|off|nickname] Toggles notifying you of a nick on IRC or sets it on or off totally.
/onotice [#channel] {message} Send the specified notice message to all channel ops.
/omsg [#channel] {message} Send the specified message to all ops on a channel.
/part [#channel] [message] Makes you leave the specified channel.
/partall Makes you leave all channels you are on.
/ping {server address} Pings the given server. NOT a nickname.
/play [-cpqmrlt] [channel/nick] {filename} [delay/linenumber] Allows you to play text files.
/pop {delay} [#channel] {nickname} Performs a randomly delayed +o on a not already opped nick.
/protect [on|off|nickname|address] Toggles protection of a nick or address or sets it on or off totally.
/query {nickname} {message} Open a query window to this user and send them the private message.
/quit [reason] Disconnect you from IRC with the optional byebye message.
/raw [on|off] Sets the Tools/Remote/ section (not) to listen to Raw commands. Or checks its status.
/raw {raw command} Sends any raw command you supply directly to the server. Use with care!
/remote [on|off] Sets the Tools/Remote/ section (not) to listen to CTCP or Raw remote commands and Events. Or checks its status.
/rlevel {access level} Removes all users from the remote users list with the specified access level.
/run {c:\path\program.exe} [parameters] Runs the specified program, evt. with parameters. Also try /run http://www.mirc.com etc.
/ruser {nick[!]|address} [type] Removes the user from the remote users list.
/save [-apuce] {filename.ini} Saves remote sections into a specified INI file.
/say {text} Says whatever you want to the active window.
/server [server address [port] [password]] Reconnects to the previous server or a newly specified one.
/sound [nickname|#channel] {filename.wav} {action text} Sends an action and a fitting sound request.
/speak {text} Uses the external text to speech program Monologue to speak up the text. Better use /gtalk with mIRC's Agent support.
/sreq [ask | auto | ignore] Sets your DCC 'On Send request' settings in DCC/Options.
/time Tells you the time on the server you use.
/timer[N] {repetitions} {interval in seconds} {command} [| {more commands}] Activates a timer.
/timestamp [on | off] Sets timestamping on or off for all your conversations.
/topic {#channel} {newtopic} Changes the topic for the specified channel.
/ulist {level} Lists all users in the remote list with the specified access levels.
/url [on|off|show|hide] [address] Opens the URL window that allows you to surf the www parallel to IRC.
/uwho [nick] Pops up the user central with information about the specified user.
/splay {c:\path\sound.file} Locally plays the specified sound file.
/who {#channel} Shows the nicks of all people on the given channel.
/who {*part.of.address*} Shows all people on IRC with a matching address.
/whois {nickname} Shows information about someone in the status window. Also try /uwho.
/whowas {nickname} Shows information about someone who -just- left IRC.
/write [-cidl] {filename} [text] To write the specified text to a .txt file.

Enter supporting content here